segunda-feira, 6 de abril de 2015

Receitas da Vovô Nazinha

De onde vem o cuidado em anotar receitas em caderninhos, com recortes de revistas e
letras desenhadas, com data, foto e registro de festividades marcantes da nossa historia, talvez uma necessidade de como numa foto, imprimir sobre o papel um momento único, de densa afetividade, Falo dos cadernos de receita das nossa mães e avós.
Podem me chamar de "menino criado com vó", isso para mim é luxo, pois talvez a possibilidade do meu encontro com a cozinha, esteja traçada nessas linhas, falo neste tema, porque acordei hoje com uma grata surpresa feita pela querida Kate, um presente significativo, que vou partilhar com vocês de forma tranquila, como afeto bem distribuído.
Sou grato a Kate Sento Sé, que veem nestes conteúdos, um tema para muitas conversas.

Coração de Chocolate
250g de farinha de trigo, 200g de manteiga, 50g de açúcar, 2 gemas, 1 colherinha de sal.
Misture tudo, faça uma massa leve e deixe descansar algumas horas. Estenda e recorte com um cortador em forma de coração. Passe em chocolate ralado e leve ao forno.

Rodinhas Bicolores
½ xícara de manteiga, ½ xícara de açúcar, 1 gema batida, essência de baunilha, 4 colheres de leite, 1 ½ colher de chá de fermento, 3 colheres de sopa de chocolate em pó.
Maneira de fazer:
Faça uma massa com a manteiga, a gema, o açúcar e a essência de baunilha. Junte alternadamente o leite e a farinha de trigo* peneirada com o fermento em pó. Depois que a massa ficar lisa e uniforme, divida-a em duas partes. Adicione a uma delas, o chocolate. Arrume a escura por cima da branca e enrole como se fosse um rocambole. Deixe o rolo envolvido num pano e leve ao refrigerador. Depois de 15 minutos corte o rolo em fatias finas arrumando em assadeira untada. Forno moderado. Essas rodinhas são finíssimas, muito decorativas e excelentes.
*A farinha de trigo nem entrou nos ingredientes.Ela foi botando, botando, botando...

Bolo Mármore
Bata uma xícara de manteiga com uma xícara de açúcar e junte 4 ovos continuando a bater; junte uma xícara de leite e depois 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de maisena peneiradas com uma colher de chá de fermento e uma colher de chá de sal. Bata bem.
Separe um pouco dessa massa e junte uma colher bem cheia de chocolate.
Deite na forma untada a massa clara, espalhando por cima a que recebeu o chocolate. Forno quente.

Quindins            

3 ovos inteiros, 8 colheres de açúcar, 1 colher bem cheia de manteiga, 2 colheres de farinha de trigo, 1 côco ralado.
Misture bem todos os ingredientes e coloque nas forminhas. Asse em forno quente. Esta receita é simples, mas os quindins são deliciosos.


 Compartilhem as paginas: El Cocinero Loko:
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário