segunda-feira, 27 de abril de 2015

A importância da certificação Cachaça de Abaíra

Apenas a Cachaça de Abaíra já possui o certificado

Segundo dados do INPI e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Bahia possuía até março último apenas um produto com o certificado de Identificação Geográfica 

(IG) do tipo Indicação de Procedência. Trata-se da Cachaça de Abaíra, da Cooperativa dos Produtores Associados de Cana e seus Derivados da Microrregião de Abaíra (Coopama) que produz a bebida em sua sede desde 1998. O município fica a 592 km de Salvador e possui população  de 8 324 habitantes (IBGE, 2010). O produto tem origem na agricultura familiar e é fabricado em alambiques de cobre numa tradição de quase 200 anos.
As uvas de mesa e a manga produzida no Vale do Submédio do São Francisco estão em fase de avaliação.  Mas, de acordo com o Mapa, o estado possui outros produtos com potencial para obter o IG: farinha, fumo, cacau, café, mandioca e derivados, mel de abelhas.


O potencial da IG para valorizar produtos regionais de reconhecida qualidade e tradição vem se difundindo no Brasil. Mas, pode demorar o tempo entre o selo ser conhecido e aceito nos mercados interno e externo.
Origem geográfica
As IG podem ser se de Indicação de Procedência (IP) ou Denominação de Origem (D.O.) e ser referem a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica. Seu registro reconhece  reputação, qualidades e características vinculadas ao local. Informam ao mercado que uma cidade ou região é especializada em fornecer um artigo diferenciado e de excelência.
A IP define o nome geográfico de um país, cidade ou região que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto ou prestação de determinado serviço.
A D.O. traz detalhes de qualidade, estilo e sabor, e se relaciona também à terra, às pessoas e à história da região. As normas e controles são muito  específicos sobre as quantidades máximas que podem ser colhidas e o processo de elaboração.


A IMPORTÂNCIA DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E INCLUSÃO SOCIAL: o caso do território da Cachaça de Abaíra

Nenhum comentário:

Postar um comentário