sábado, 18 de abril de 2015

Você realmente conheçe sua Cidade?

Comece pintando tua aldeia.  A frase celebre do Tolstoi, nos serve de mote para falar do trabalho inovador que a empresaria Sayuri C. Koshima, vem fazendo na área do turismo. De quebra um Bate&Leva, Atentos:


Quem modifica o mundo são as pessoas curiosas, que vão a luta e propõem o novo, por isso, convidamos a um Bate&Leva, uma pessoa dinâmica e cheia de idéias, ela vai nos explicar, seu projeto que esta movendo gente por toda cidade.
Ela tem 40 anos, é formada em advocacia e guia de turismo pelo (senac/bahia), conhece como a palma da mão os melhores roteiros da cidade, pois se dedica hoje a um filão pouco explorado na área de turismo.

Muita gente ainda não se deu conta que vários setores da economia modificaram, "O turismo mudou e mudaram os turistas" e a cada dia a necessidade de inovar, agregando mais criatividade, apresentando novos conceitos e claro, ter um bom faro para seduzir novos clientes.
A Bahia hoje infelizmente ocupa o 4 lugar como destino turístico, provas suficiente que algo no setor precisa mudar e se atualizar, deixando fórmulas batidas e triviais.


O Loko foi buscar alguém que não esta satisfeita e esta fazendo bem diferente.  

Sayuri C. Koshima, trabalha com turismo desde 2006, quando decidiu voltar a Bahia depois de 15 anos, morou 3 anos em Morro de São Paulo e na ponte aérea Salvador-São Paulo. Viajou pela Europa, acabando por voltar para a Bahia. 


Inquieta, em 2009 decidiu sair de Morro e buscar um curso de guia de turismo. Plano inicial: Abrir uma Guest House,  que há levou a uma guinada, aportando um diferencial turístico.
Ela gosta de apresentar um lado social da cidade de Salvador, pouco explorado, e sendo mochileira e traveller, ficou fácil, ela sabe muito bem que, mais do que datas, nomes de arquitetos e óbvios roteiros, o bom de ser viajante é conhecer pessoas e sua cultura.
Passeou também pela gastronomia, onde desde 2009, ela acompanha o Comida di Buteco, sendo posteriormente,
convidada em 2012 para ser coordenadora. O Comida di Buteco foi uma experiência apaixonante, de 2012 até 2014, que serviu de suporte para o trabalho que vem desenvolvendo hoje no like a Sotero.
 

Seu trabalho consiste em apresentar ao turista, ou mesmo o próprio baiano, um pedacinho diferenciado da cidade, que necessariamente não foi descoberto como locais e bairros tradicionais, pequenos espaço de ócio e restaurantes onde o importante e comer bem por um preço justo.
 


O Tour chama-se like a Sotero, que vem a ser o seu projeto de turismo. As caravanas, como são conhecidas, incluem roteiros fora do lugar comum, lugares bucólicos e que as vezes não reparamos da nossa cidade, além de boa e barata comida.

Ela tem 3 roteiros preparados: Itapuã, Cidade Baixa/Suburbana e Centro, mais claro, uma pessoa descolada, sabe que cada dia uma descoberta nova pode acontecer.

Misturar e a ordem e a Sayuri, gosta de tudo um pouco, vícios da época que foi bailarina, acredite, ela vai dos clássicos até punk (grande fã dos Ramones) se emociona e cai na roda de samba de roda no recôncavo ou uma percussão na Bahia.
Na cozinha reinam os pratos preparados por sua mãe, Quiabada e Feijão de leite (feijão doce) não podem faltar. 



Ela me conta que ultimamente, sua Mãe, vem fazendo experimentos, animada com a onda gastronômica, tudo isso degustado num lindo quintal, onde recebe amigos para almoçar em casa... Obs. Eu já ouvi falar muito da feijoada de marisco. Doída por Feijão, todos que há conhecem já sabem. Faz tudo para ganhar uma quentinha de um feijão bem temperado e feito com carinho. 
Bate&Leva

<Si pudesse sentar a mesa com a Sayuri, O que lhe preguntaria?

 R, qual seu próximo roteiro?

<Qual seu rango favorito?
R. pastel para mim e não deixo o turista sair de salvador sem provar a casquinha de siri ou aratu!



<Acha que ainda temos critérios e roteiros restritos no turismo? e no que o Like a Sotero pode contribuir?


R. Uma pena que ainda exista uma restrição do baiano ser turista em sua própria cidade. Um dos meus  objetivos é sempre mesclar tours com baianos e turistas. Faço isso na maioria dos meus tours coletivos ,tenho turistas e convido amigos para nos acompanhar. O baiano adora apresentar nossa cidade e o turista adora o contato com o baiano.


<O que acha da Gastronomia como Cultura?

R.Indiscutível que na Bahia a gastronomia é elemento essencial da nossa identidade cultural, não somente o dendê, mas também a comida sertaneja.

<Acha que o brasileiro esta mais atento e aberto as novas demandas na área de Gastronomia Food Truck, Feiras Gastro, Eventos não tradicionais?
R.Acredito que tivemos excelentes experiências de novas demandas da gastronomia em Salvador e todas foram bem sucedidas. Falta ocupar nosso espaço na cidade, nas praças no centro histórico, etc.

<Em tempos de difícil mobilidade, e mais do que nunca, o fato de não dirigir depois de consumir bebida alcoólica, o que uma proposta como a do SK Tour - Like a Sotero, aporta de novo?

R.Acho que o Like a Sotero não é somente um transporte, apesar disso ser um grande atrativo para as caravanas, é também uma maneira de conhecer pessoas novas e interessantes, networking.

<O que te faz brilhar os olhos com seu trabalho?
 
R. Ver o cliente sair do tour perguntando quando eu vou fazer outro, ou dizendo que qualquer coisa que eu organizar ele vai querer fazer!


Sayuri C. Koshima
Advogada e Consultora Turismo

SK Tour -  Like a Sotero 

Tel 71 91138033 (tim/whatsapp) ou 8655-6050 (oi)

Fanpage SK Tour Like a Sotero: 

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