segunda-feira, 13 de abril de 2015

“Langues-de-chat”

“Langues-de-chat” é o termo em francês para “línguas de gato”, e é usado para designar esses biscoitinhos finos e delicados que lembram a língua dos bichanos.

Podemos supor a partir dos ingredientes, do método de cozimento, os primeiros biscoitos desse tipo pode possivelmente datam do século XVII. 
Naquela época, o açúcar branco refinado e sacos de confeitar eram populares entre as classes abastadas da Europa.
Fontes históricas de culinária não creditam a uma região específica da França à criação dos primeiros biscoitos,  presumivelmente, a receita evoluiu em regiões ricas com manteiga (norte, central, montanhas), em vez de áreas mediterrâneo com óleo.
Definições e evolução:
A "língua de gato ", é uma lamina fina  em forma de dedo, um biscoito plano com extremidades arredondadas, geralmente servido com sobremesas e vinhos doces. Seu nome, sem dúvida, vem de sua forma." Estes biscoitos se mantem por um longo tempo, devido a utilização de amoníaco em pequenas doses e normalmente são servidos com certos licores e espumantes. Eles também são servidos com doces gelados (sobremesas) e usado como ingredientes de vários pudins "
Receita Línguas de gato 
Ingredientes:                                     
150 g de farinha
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colherinha de amoníaco
100 g de açúcar de confeiteiro
4 claras (*) à temperatura ambiente (ele só tem 3 claras, se você tiver muito grandes ovos)
Algumas gotas de extrato de baunilha
Modo de Fazer:
Antes de começar, um esclarecimento sobre as doses: a rigor, você deve usar o mesmo peso de ovos brancos (*), açúcar, manteiga e farinha, depois de dose com base no peso do ovo, sabendo que um ovo médio pesa 40 g em minha receita que você vê menos manteiga e menos açúcar, porém, porque na minha opinião, são suficientes nessas proporções).
Coloque a manteiga em uma tigela grande e amasse com uma colher junto com o açúcar de confeiteiro até que a consistência é a de "salve", que é muito macia. Se você tem um tipo planetária ou similar, você pode trabalhar a manteiga e o açúcar com a folha apropriada.
Combinado com creme de manteiga de baunilha, a farinha e as claras de ovos em temperatura ambiente e misture bem com uma colher.
Coloque a mistura resultante em um saco de confeitar com bico pequeno round (5 mm de diâmetro) e formou as varas em uma assadeira coberta com papel manteiga, deixando alguns centímetros entre uma vara e outra para que os cookies, ampliação no cozimento, não grudem uns aos outros.
Com estas doses devem ser capazes de fazer 30-40 varas.
Asse a panela em forno pré-aquecido a 200 graus e asse os biscoitos por cerca de dez minutos, até que as bordas dos biscoitos não tomar cor.
Retire do forno as línguas de gato e libertá-los imediatamente da panela com uma espátula; línguas gato recém-assados e ainda quente, são muito maleáveis e podem ser usinados para dar em forma de cone, espiral, crespo, etc.
Deixe esfriar as línguas de gato em uma grelha e depois de meia hora de teste é a consistência: se ainda parecer mole e não crocante, volte a meter no forno por alguns minutos .
Mantenha as línguas de gato em uma lata, que vai durar vários dias se você não terminar em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário