quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pequeno Dicionario da Cozinha Baiana

Verbete P  Paçoca 
Um docinho que faz parte das merendas do dia-a-dia do baiano, a Paçoca é mais uma delicia de origem indígena, feita a base de farinha de Amendoim ou Castanha, apesar de também ser feita também farinha de mandioca e carne de Sertão, comida muito tipica na região de Juazeiro, (norte da Bahia) onde é servido nos cafés matinais.

No Nordeste do Brasil a paçoca é um prato típico e muito degustado durante todo o ano. 

A Paçoca, surgiu no período colonial do Brasil, mas os povos indígenas já faziam misturas com a farinha de mandioca antes da chegada dos portugueses. Os ingredientes são amendoim, farinha de mandioca, açúcar e sal.

Paçoca de amendoim (do tupi po-çoc, "esmigalhar"), é um doce tradicional brasileiro à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, típico da comida caipira do estado de São Paulo.
Muito popular no estado de São Paulo, principalmente na região do Vale do Paraíba, a paçoca costuma ser consumida o ano todo, mas a procura é maior durante as festas juninas. Essas celebrações, aliás, fazem parte da cultura brasileira. Além das danças e brincadeiras, são tradicionais pela comida.

E comi falar em Paçoca, sem falar no amendoim (em tupi, “Mani”, que significa enterrado) é um alimento popular em todas as regiões do Brasil, e pode ser consumido tanto doce como salgado. A semente faz parte da cultura brasileira, e é ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé-de-moleque, bolos e até sorvetes. Embora sua origem não seja certa, há relatos de que o amendoim tenha surgido na América do Sul.

Alguns especialistas acreditam que a leguminosa foi descoberta no Brasil ou tenha surgido na região do Gran Chaco, localizada entre o Paraguai, norte da Argentina e Peru. Porém, há documentos de 3.800 a.C. a 2.900 a.C., que afirmam que a semente surgiu ao leste dos Andes, onde era muito utilizada pelos indígenas.

Outra informação que se perdeu na história é quando o amendoim começou a ser utilizado. De acordo com Evaristo Eduardo e Miranda, chefe geral da EMBRAPA Monitoramento por Satélite, ele foi descoberto e explorado bem antes de os atuais índios surgirem.

Pesquisas dão conta de que, num passado remoto, os chineses já eram grandes cultivadores da planta. Nessa linha, trabalhos artesanais muito antigos, como potes e vasos de barro no formato do amendoim, demonstram que os povos sul-americanos também conhecem a leguminosa há tempos.

Mais um fato interessante é que amendoins foram encontrados nos túmulos dos incas, para que, seguindo a crença, os mortos pudessem se alimentar durante a passagem para “o outro lado”.

Hoje há também as paçocas industrializadas que são vendidas e consumidas o ano inteiro. Entre estas, existem as chamadas paçoquinhas de amendoim tipo rolha, que são vendidas com a forma cilíndrica das rolhas e com uma cor que também se assemelha de certa forma à destas.


Normalmente feito de forma artesanal, a Paçoca, necessita de pessoal com conhecimento no preparo.

Modo de preparo
A proporção dos ingredientes (amendoim, farinha de mandioca e açúcar), em peso, é de 1:1:1.

Após torrar o amendoim, deixa-se esfriar e em seguida descasca-se. O preparo pode ser feito por meio de um pilão (o modo mais tradicional), moedor a manivela ou processador de alimentos elétrico.

Primeiro faz-se a moagem ou socadura do amendoim e em seguida adiciona-se a farinha e o açúcar, procedendo-se novamente a moagem ou socadura e repetindo-se o processo até obter uma mistura homogênea e de textura bem fina, como é geralmente preferida.

Veja como é preparado por um aposentado de Araraquara se dedica à fabricação de paçoca. 
O doce que já virou tradição na cidade é feito de forma artesanal. Aos 87 anos, seu Franceschini faz questão de colocar a mão na massa.
https://www.youtube.com/watch?v=5UIyZHz8HvA



Compartilhem as paginas: El Cocinero Loko: https://www.facebook.com/ElCocineroLoko 
Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana. 
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário