sexta-feira, 10 de abril de 2015

PIMENTA ROSA - A Frutinha da aroeira

Aroeira é pau pesado, assim começava uma musica do compositor Xangai, a Aroeira ou Arrueira é o nome popular de várias espécies de árvores da família Anacardiaceae,  nativa de várias formações vegetais do nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.
Produz um semente adorada elos franceses que há chamam de Baie Rose, ou Peper Rose.

A pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius), muitas vezes confundida com a pimenta-do-reino, não pertence à família das pimentas. 

Trata-se da fruta (de tamanho semelhante ao da pimenta-do-reino) da aroeira (Schinus molle) que, apesar do aroma de pimenta, apresenta sabor levemente adocicado e ardência bem delicada (quase imperceptível). Há outra variedade de aroeira, conhecida como aroeira-de-capoeira ou aroeira-vermelha (Schinus terebinthifollus) que também produz a pimenta-rosa. 

Deve-se tomar cuidado pois algumas variedades, como a aroeira-brava, causam alergia e urticária. A aroeira é nativa da América do Sul e seus frutos são comuns na cozinha francesa, daí ser conhecida como poivre rose (pimenta-rosa em francês). Só há pouco tempo passou a fazer parte da culinária brasileira, que até então exportava a pimenta-rosa para a Europa e depois importava. Pela baixa ardência não é usada como condimento e sim como elemento de decoração. 

Por outro lado, dá um sabor especial na preparação, pois quando as sementes são mastigadas nota-se a suave ardência. Quando fresca e bem conservada, a pimenta-rosa apresenta uma película fina e delicada de cor avermelhada ou rosada, de textura quebradiça que envolve uma semente escura de sabor levemente adocicado e pouca ardência. Evite as pimentas em que as películas estejam soltas, com a cor rosa desbotada e cheiro de mofo. 

A melhor maneira de armazená-la é em recipientes herméticos, secos e limpos. Evite deixá-los expostos à luz e em ambientes úmidos. 
A pimenta-rosa combina tanto em preparações salgadas como doces. É usada, de maneira especial, em molhos para medalhões de filé mignon grelhado, mas também fica muito bom com filé de frango e de peixe e no camarão. Sorvetes de frutas, musses, crêpes e saladas (doces e salgadas) ganham mais cor e sabor com a pimenta-rosa adicionada no momento de servir. 
                                                                                            
Experimente servir queijo-de-minas fresco ou queijo de cabra fresco temperado com azeite de oliva, ervas frescas e pimenta-rosa. A seguir, como não poderia deixar de ser, uma receitinha básica. Bom Apetite.

Compartilhem e fiquem ligados nas paginas do Chef Alicio Charoth
El Cocinero Loko:
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko


Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana. https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário