domingo, 19 de abril de 2015

Tendência Gastronomia BioGastronomia

 O Chef espanhol Quique Dacosta, vem desenvolvendo em conjunto com o biólogo Santiago Orts, algumas criações associadas ao líquen,  um padrão biologico. 



Os liquens são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactéria (o fotobionte). 
Alguns taxonomistas classificam os líquens na sua própria divisão (Mycophycophyta), mas isto ignora o fato de que os componentes pertencem a linhagens separadas.Por outro lado o fungo é o componente dominante do talo do líquen e são usualmente classificados como fungos. 



Podem ser encontrados nos mais diversos habitats, de geleiras, rochas, árvores, folhas, desertos e são excelentes colonizadores primários. São geralmente estudados pelos botânicos, apesar de não serem verdadeiras plantas. Vale destacar que segundo o Código Internacional de Nomenclatura Botânica o termo Líquens ou Líquenes está em desuso, sendo mais adequado o termo Fungos Liquenizados.  


Qual é o gosto de um líquen? Estamos diante de uma reflexão que vai além da memória de gosto de saída. 
Para atingir esta forma em um detalhe da placa da natureza usar os fuciformis Tremella, um fungo raramente usada na culinária, com algas frescas, que são actualmente a grande revolução "planta marinha" em todas as cozinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário