sexta-feira, 10 de abril de 2015

Pequeno Dicionario da Cozinha Baiana

Verbete A Anduzada 
O recôncavo estar situada em torno da baia de todos-os-santos abrangendo não só o litoral mais também toda a região do interior circundante à Baía. 

O recôncavo inclui a região metropolitana de salvador onde estar localizada a capital do Estado da Bahia, Salvador. Outras cidades que fazem parte desse cenário são: Amargosa, Conceição do Almeida, Sapeaçu, Castro Alves, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Nazaré, São Felipe, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira,Muritiba, Cachoeira,São Félix,Maragojipe,São Gonçalo dos Campos, Santo Amaro, Saubara, Conceição do Jacuípe, Terra Nova, Amélia Rodrigues,Teodoro Sampaio, Candeias,Conceição da feira,Simões Filho, Salvador, São Francisco do Conde , São Sebastião do Passé, Camamu, Ituberá, Valença e Varzedo. 


Uma região muito rica no petróleo, na agricultura estar em destaque à cana-de-açúcar e a mandioca tendo também algumas culturas de frutas tropicais.

Uma receita típica do Recôncavo, é feita com o andú, um tipo de feijão verde bastante cultivado na zona rural de Cachoeira. 

O prato é muito parecido com a feijoada. Esse tipo de feijão, pode ser encontrado nas feiras de Cachoeira de todo o recôncavo baiano. Em Salvador, indicaco a Feira de São Joaquim e na feira das Sete Portas para comprar o andú.

Os seus feijões são utilizados na alimentação humana; a sua forragem também é bastante apreciada pelos animais e apresenta, na fase de florescimento, teores que variam de 10 a 16 por cento de proteína bruta, também chamados de "Guandu" ou "guando" são provenientes do termo guandu na língua kikongo, a língua nacional de Angola, tem diversos dialetos e era a língua falada no antigo Reino do Congo

Nomes populares: Feijão-andu, andu, feijão-guandu, guandeiro, guando, pigeonpea, pigeon pea (inglês), pois d’angole, pois cajan (francês), guandul (espanhol).


O cozinheiro Vital famoso em sua terra natal, Santo Amaro da Purificação, onde costumava cozinhar para a clã dos Velloso, principalmente nas festas de reis! Em Salvador, ocupa um casarão simples no Pelourinho e oferta um menu típico de sua cidade. De entrada peça caldo de carangodé, um molusco do Recôncavo. No prato principal, se deleite com as moquecas ou então vá para o xinxim de galinha com "efó da madrugada", a anduzada de angola, a moqueca de carne...

Veja a receita que me foi passada por Dna. Edith, filha de Santo Amaro, vendedora da feira das Sete Portas em Salvador, confira os ingredientes e o modo de fazer:


Ingredientes:
500g de charque
250g de bacon
250g de tocinho
500g de costela suína
2 linguiças defumadas
2 kg de andú
2 cebolas picadas
2 pimentões picados
1 cabeça de alho picada
Cheiro verde picado (cebolinha, coentro e hortelã)

Modo de preparo:
O andú deve ser lavado e aferventado antes de ir ao fogo com as carnes. Deixe o feijão por mais ou menos 20 minutos na fervura, e ele já ficará pré-cozido. Depois, refogue os temperos. Em uma panela pré-aquecida coloque azeite de oliva, a cebola (deixe dourar), o alho (também até dourar) e depois o pimentão. Por último, acrescente o cheiro verde e depois as carnes, que devem estar cortadas em cubos. Depois de refogar as carnes, coloque-as para cozinhar por cerca de 20 minutos.

Junte as carnes ao feijão na panela sem pressão e deixe por aproximadamente mais 10 ou 15 minutos. Está pronta a receita. O prato pode ser acompanhado com arroz, farofa ou farinha e molho de pimenta.

Compartilhem e fiquem ligados nas paginas do Chef Alicio Charoth
El Cocinero Loko:
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko


Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana. https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário