terça-feira, 28 de abril de 2015

Comunidade de Pemacultura no Sul da Bahia, produz Vinagres naturais a base de frutas.

O Kilombo Tenondé, vem desenvolvendo uma linha de Vinagres Naturais Maturados Artesanalmente, com um afinado paladar ácido, e sabor pouco fermentado.

Coordenado pelo Mestre Cobra Mansa, o Kilombo Tenondé combina a arte de Capoeira Angola com a prática de permacultura
realizando uma série de atividades, eventos e oportunidades de trabalhos voluntários. 

Essas atividades envolvem a bioconstrução, agroflorestas, a agricultura orgânica (incluindo produção de: cacau, canela, cravo, urucum, dendê, guaraná, manica, jaca, legumes, dentre outros), criação de animais incentivando a comunidade local para o desenvolvimento de práticas ecológicas e auto-sustentáveis. 

O Kilombo está localizado em Bonfim, um pequeno vilarejo próximo da cidade de Valença/BA. A área tem floresta nativa, áreas de agricultura e áreas reflorestadas.

Na antiga China, o jarro de vinagre era um símbolo da vida. Os egípcios, babilônios, indianos, gregos e persas conheciam a arte da fabricação do vinagre e sua versatilidade. 
Era o único meio de  conservar a carne, o peixe e os legumes. Somente assim, os alimentos perecíveis podiam ser transportados por longas distâncias. O vinagre era apreciado ainda por seu efeito refrescante. 
 
Não somente os legionários romanos, mas também os soldados, agricultores e viajantes até a idade média bebiam água com vinagre para matar a sede e para o bem de sua saúde. Há milênios os homens usam o vinagre também no tratamento da saúde do corpo e como remédio.
São três sabores básicos preparados de forma artesanais na comunidade do Kilombo: Coco, Cacau e Banana(em breve Abacaxi)

Todos os produtos passam por um processo de fermentação e maturação, em sua maioria, alguns como o de Coco, com até uma ano. Muito comum na Indonésia e Bali, o Vinagre de Coco do Kilombo Tinondé é feito a partir da fermentação da água de coco. A maioria dos vinagres são claros, porque são destilados e originalmente feito a partir de açúcar branco.

Nas Filipinas, os "vinagres de coco" não são feitos a partir da água de coco, mas sim retirando a seiva do seu tronco, diferentes da maioria todos os vinagres comerciais que  são destilados, os "vinagres de coco" do Kilombo Tinondé   são feitos a partir da água de coco, cheia de nutrientes que em alguns países é usado para fazer lambanog, uma bebida alcoólica semelhante a vodka.
 .
O Vinagre de água de coco do
Kilombo Tinondé , não sacrifica coqueiro em sua produção, uma vez que é coletado a partir de cocos maduros, que são utilizados para fazer óleo de coco, e as mesmas árvores podem continuar a produzir cocos
ano após ano. 

Este é um dos mais saudáveis vinagres repleto de nutrientes que você vai encontrar em qualquer lugar do mundo!

O vinagre de Coco é usado extensivamente na Cozinha do Sudeste Asiático, como nas Filipinas e em algumas cozinhas da Índia e Goa.

Saiba mais sobre o Kilombo Tinondé, no Sigulink:

https://www.facebook.com/kilombotenonde.permangola

Um comentário: