quinta-feira, 30 de abril de 2015

Transgênicos GM, uma estratégia para controlar a agricultura

Por Maria Luisa Toribio

As Mentiras Monsanto
A Monsanto é a empresa líder no domínio da agricultura transgênica. Segundo a empresa, as sementes GM

(geneticamente modificados) são inofensivos, bom para os agricultores, para acabar com a fome no mundo, para preservar a biodiversidade, para produzir alimentos saudáveis ... Verdadeiro ou falso?
Vamos começar pelo glifosato, o herbicida mais usado no mundo que tem ganhado destaque nas últimas semanas. A Organização Mundial da Saúde confirmou que pode causar câncer e danos ao DNA. Uma declaração de que está atrasada. Ele tem sido usado por décadas em todo o mundo e seus efeitos nocivos são conhecidos e relatados para populações afetadas por fumigação longo. Um exemplo louvável é a luta das Mães de Ituzaingó (Argentina).

O glifosato foi patenteada pela Monsanto na década de 70 do século passado. A empresa já vendeu como um inofensivo para a saúde e meio ambiente de produtos há décadas que escondem seus efeitos tóxicos. Relatórios confidenciais tornados públicos na sequência de vários relatórios mostraram que ele tinha informações sobre a sua toxicidade, mas escondeu.

No entanto, na década de 90 para a aventura de produzir sementes geneticamente modificadas para serem resistentes ao herbicida que foi lançado. O que isso significa? Que o glifosato pode ser usado para acabar com as "ervas daninhas" sem as culturas (de soja, por exemplo) é afetada. 

Agricultura GM tornou-se o negócio do século para a Monsanto, que vendeu o pacote inteiro: as sementes eo herbicida. Vendas do glifosato dispararam. E a agricultura entrou em uma nova era.

70 por cento das culturas GM, baseiam-se atualmente ser modificadas para sementes resistentes a herbicidas. 

Apenas na Argentina (pioneiro no cultivo de soja GM [ 1 ]), estima-se que os seus campos são pulverizadas com mais de 300 milhões de litros de glifosato cada ano. Um produto tóxico que polui o solo, a água, o ar, as culturas ... e as populações das áreas circunvizinhas.

A história Monsanto é impagável. Entre seus principais produtos incluem Agent Orange (usado pelos militares dos EUA na Guerra do Vietnã), PCB (proibidas devido à sua toxicidade) ou hormônio de crescimento bovino (que é proibido na União Europeia). Uma história que culminou com a agricultura GM. O documentário investigativo O Mundo Segundo a Monsanto , da jornalista Marie-Monique Robin, e o livro com o mesmo título, explicá-lo bem. Mas voltamos à questão inicial.
O que há sobre os benefícios da agricultura GM?
 

É verdade que a engenharia genética não implica em uma mudança do melhoramento tradicional. Nada faz a seleção feita pelo homem desde o início da agricultura e pecuária, com introdução artificial de gens de plantas de uma espécie inteiramente diferentes (por exemplo, bactérias).

 A engenharia genética não é uma técnica segura. É impossível controlar qual parte de um cromossomo artificial gene introduzido está inserido. E em que se insere a matéria, e muito, porque pode afectar a expressão do gene.
 É verdade que o objetivo de uma agricultura GM é o de aumentar a produção de alimentos e da fome final. 

O que vemos no mundo real é que as culturas GM incentivar a grilagem de terras nas mãos de proprietários de terras ou grandes empresas, mudando culturas para monoculturas de poder local para a exportação (destinado, por exemplo, para a produção de biocombustíveis ou de matérias-primas para pecuária), privatizam as sementes (que são patenteadas), forçando os agricultores a pagar por eles a cada ano, sendo expulsos de suas terras, fazendo os camponeses mergulhar na pobreza [ 2 ].
 É uma mentira que as sementes transgênicas são seguras para a biodiversidade. É uma realidade que contaminou sementes tradicionais (aqueles que foram selecionando ao longo da história, ganhando milhares de variedades adaptadas a diferentes microclimas e solos de cada os cantos do planeta). -uniforme agricultura GM, intensivo e industrializada- é exatamente o oposto da biodiversidade que se possa imaginar. [ 3 ]

Dois modelos opostos

Agricultura GM é a última reviravolta no modelo agrícola industrializado. Um modelo que envolve o uso de fertilizantes e pesticidas tóxicos, um alto consumo de água e energia, e gera muito pouco emprego.
No extremo oposto, a agricultura biológica produz alimentos saudáveis, ambientalmente amigável, proporciona um meio de vida para milhões de camponeses e agricultores em todo o mundo, revitaliza áreas rurais e têm menor consumo de energia, ajudando a frear a mudança climática .

Mas a agricultura orgânica pode alimentar o mundo? 

A resposta da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) é um sim retumbante. É também a conclusão de um abrangente pesquisa realizada pela Universidade de Berkeley.
Quem define o ritmo?

Agronegócio multinacional tem poder econômico de puxar as cordas do poder político, mudanças favoráveis aos seus interesses condução. Os acordos de livre comércio são uma de suas estratégias. Por exemplo, o TTIP (acordo de livre comércio que está sendo negociado EUA ea UE) abriria a porta da UE para a agricultura norte-americana GM, entre outras consequências para a segurança alimentar.

É por isso que este ano as manifestações em torno do Dia da Luta Camponesa foco sobre os acordos de livre comércio. Porque na outra extremidade do poder dos movimentos de cidadãos multinacionais que são: agricultores, ambientalistas, consumidores ... a sociedade civil organizada. Em nossas mãos reside a capacidade de liderar o caminho.

Maria Luisa Toribio Punto & Comer
Notas

[ 1 ] Argentina, um caso clássico Le Monde Diplomatique em espanhol. Abril de 2006

[ 2 ] Paraguai um país consumido pela soja. Le Monde Diplomatique em espanhol. Jan 2014

[ 3 ] Eu recomendo o livro Vandana Shiva: as vitórias de um índio contra a pilhagem da biodiversidade. Ed. A fertilidade do solo


Fonte http://www.elsalmoncontracorriente.es/?Las-mentiras-de-Monsanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário