terça-feira, 19 de maio de 2015

A verdade sobre o colesterol

No artigo de hoje vamos entender melhor sobre o colesterol e aprender quem é o verdadeiro vilão no processo de formação de placa de ateroma, o terror dos cardíacos pelo mundo afora!

Por:Caio Fleury
Vou começar com uma informação que todo mundo sabe, ou pelo menos já ouviu falar: O consumo de gordura saturada aumenta os níveis do LDL sanguíneo, que provavelmente em um futuro próximo irá te matar do coração! 
Isso é uma panaceia repetida pelos quatro cantos do universo.Será que é simples deste jeito mesmo? É ver uma picanha e sair correndo gritando “salve-se quem puder?”. Não é bem assim meus amigos.O LDL, também conhecido, por leigos na ciência da nutrição, como “colesterol ruim”, tem fama de vilão no meio do povão.Todos os males imagináveis pela medicina que se relacionem a doenças do coração são atribuídos ele. 
A maioria dos médicos afirma de pé junto que ele é o principal causador da placa de ateroma. E fazem diversas recomendações dietéticas para seus pacientes sem nenhum fundo científico.
Isso mesmo, porque no curso de Medicina primeiro que ninguém estuda nutrição, e depois que a ciência já avançou e já sabe muito mais sobre esta pequena partícula do que julga nossa vã filosofia nutricional.

O LDL é uma proteína de baixa densidade utilizada para “empacotar” os excessos de macronutrientes que chegam ao fígado e enviar para a corrente sanguínea em busca de tecidos que necessitem destes nutrientes.

Agora vamos a algumas informações básicas a respeito:

Mais de 70% das partículas de LDL são formadas por triglicerídeos. Opa! Aqui temos uma informação importante: Diferente do que lhe ensinaram na escola, são os triglicerídeos em excesso que sobem os seus níveis de LDL!

E você sabe o que faz subir os níveis de triglicerídeos no sangue? Consumo de refinados! Isso mesmo! Pães, massas, bolos e biscoitos são os responsáveis pelo aumento dos triglicerídeos sanguíneos.

Só por aí já teríamos tirado a culpa da subida do LDL da gordura saturada, mas a ciência já foi mais a fundo, e vamos entender mais a respeito do assunto.

Já se sabe também que existem 2 tipos de LDL: O Padrão A e o Padrão B. 

O padrão A, é o “LDL saudável”, pois ele é formado por partículas maiores, menos densas, menos oxidadas e por isso não se depositam nas artérias, ou seja, não formam placa de ateroma.

E é exatamente este padrão que a gordura saturada faz aumentar no organismo. Ou seja, os 30% restantes dos seus LDLs que realmente aumentam com o consumo de gorduras saturadas não fazem mal a saúde! Ótima notícia né? Ok! 2 a 0 pra gordura saturada!   

 Mas e o padrão B, de onde vem?


Já o padrão B, é formado por pequenas partículas, muito densas e muito oxidadas, principais responsáveis pela aterosclerose. Este padrão B sobe de acordo com o consumo de carboidratos refinados. Quanto mais alto os seus níveis de triglicerídeos (que medem diretamente o consumo de refinados), mais alto o padrão B do seu LDL.

Ahá! Então agora o mistério está desvendado! São os alimentos refinados os responsáveis por mais de 70% da elevação do seu colesterol LDL, e justamente do LDL padrão B, o que causa placa de ateroma!

trigo paes
Mas o terror não para por ai. Mesmo as suas partículas de LDL padrão A (saudáveis) podem virar padrão B (ruins) se elas forem oxidadas pelo excesso de insulina no sangue.Então vamos lá, informação nova, o excesso de insulina é capaz de oxidar o LDL de padrão A e fazê-lo virar padrão B e se depositar nas artérias. Meu Deus, e como faço pra evitar isso?Ai é que vem o segredo. A insulina é um hormônio anabólico que é liberado quando o a sua glicemia sobe. A sua glicemia sobe quando você consome carboidratos refinados… E chegamos neles de novo! Parece que tudo de ruim que acontece relacionado a placa de ateroma está ligado diretamente aos alimentos refinados! E é exatamente isto! Já está mais que comprovado cientificamente.Recapitulando: 
Quanto mais carboidratos refinados você come
Mais sobem os seus triglicerídeos
Mais sobe o seu LDL padrão B (ruim)
E mais você corre o risco de morrer do coração!
Agora sim: “Salve-se quem puder!” ;)
Mas eu não poderia falar do LDL e não falar do HDL, o colesterol conhecido como “amigo do coração”. O HDL é uma proteína de alta densidade, responsável por retirar todo o “lixo” que circula na corrente sanguínea e levar para ser incinerado no fígado. Muitos leigos o chamam de “colesterol bom”.

E adivinha quem são os principais alimentos responsáveis pela subida do HDL? Os ricos em gordura saturada! Isso mesmo, carnes, ovos e derivados de leite são os melhores amigos do seu coração!

Além de só aumentar o LDL padrão A, que não prejudica o organismo, o consumo de alimentos ricos em gordura saturada aumenta também o HDL, que é um dos principais responsáveis pela “limpeza” do seu sangue.

Por isso meu amigo, não tenha medo das gorduras naturais dos alimentos. Tudo aquilo que a sua vó comia lá na roça e viveu até os 100 anos continua sendo saudável até hoje. A verdade não muda, NUNCA!

Os grandes vilões da sociedade moderna são os alimentos refinados, principalmente os carboidratos como pães, massas, doces, bolos e biscoitos.

Evite também as frituras feitas com óleos vegetais parcialmente hidrogenados (soja, milho, algodão, canola, etc) e margarinas, que são gorduras trans, estas sim, comprovadamente tóxicas para o organismo humano!


Caio Fleury

Caio Fleury
Caio Fleury, pesquisador sobre alimentação, bacharelando em nutrição, formado em administração de empresas pela Griffith University, em Queensland – Austrália. Professor, palestrante e autor do livro “A Dieta dos Nossos Ancestrais”. Fui inspirado a escrever este site devido a carência de informações confiáveis sobre nutrição disponíveis em língua portuguesa, que contribui para a incompreensão do público sobre o assunto. Por isso, me dedico a expressar minhas reflexões sobre a ciência da nutrição para nossos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário