sexta-feira, 15 de maio de 2015

Inverno Polar em Salvador-Potaje de Garbanzos

Receita de Potaje de Garbanzos, Bacalau y Espainacas
Soa estranho postar esta receita, mais em Salvador estamos a 20 dias com chuvas torrenciais, e a temperatura, relativa, girando por volta dos 20°, o que para o baiano, é quase um inverno polar.

Na realidade o Potaje é um caldo generoso, muito comum na época da Semana Santa na Espanha, mais particularmente na região de Andalucia, onde empresta o nome de "vigília", com relaçao a proibição católica contra comer carne às sextas-feiras, e para me recordar da minha estada por terras castiças nada melhor que preparar este delicioso prato.

Ingredientes

Rendimento: 4 porções.
400 gr. grão de bico embebidos, 200 gr. bacalhau dessalgado, ½ litro de caldo de peixe, 250 gr. espinafre (pode ser congelado), 2 cebolas, 1 ovo, 2 dentes de alho, 1 fatia de pão, uma colher de sopa de páprica, um raminho de salsa, louro, azeite, sal, uma colher de chá de cominho.

Elaboração.
Cozinhe o grão de bico em uma panela com água levemente salgada até ficar al dente, não muito mole. Se você quiser, pode usar grão de bico cozido em conserva, escorrido e bem enxaguado em seu líquido, mas eu prefiro o caseiro.
Dessalinizada bacalhau durante 24-48 horas, trocando a água várias vezes, ou comprá-lo dessalinização, para economizar tempo.
Se estiver usando espinafre fresco eu prefiro, blanquei alguns minutos em água salgada, bem lavados.
Refogue em uma panela ou caçarola com um alho picado com a cebola picada. Quando pegara a cor acrescente o pimenton ou paprika doce e picante, e o Bacalhau. Além disso, adicione o grão de bico cozido e espinafre picado. Cubra com caldo de peixe, folha de louro e uma pitada de cominho, e mexa para aquecer alguns minutos.
Fritar dentes de alho, ao seu gosto e uma fatia de pão. Fazer a "Maja" que significa pilar no almofariz estes dois elementos para dar consistencia, acrescente salsa e gema de ovo, adicionando um pouco de caldo de peixe. Despeje sobre a caçarola e cozinhar alguns minutos até que o molho engrosse.

Que Aproveche! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário