domingo, 31 de maio de 2015

Tecnologias& novos produtos

Esta semana recebi um presente inusitado, uns frutos de Pupunha, apesar de conhecer o palmito, não fazia ideia do grande potencial que estes frutos podem nos oferecer.
Estive buscando informações e descobri este trabalho da Maria das Graças C. Parada Costa Silva, que disponibilizo para consulta.


Apesar de ser um produto de alto valor nutritivo e muito consumido nas regiões de origem, o fruto da pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) ainda é pouco consumido nas regiões onde a espécie foi introduzida, devido ao fato de que essas introduções foram motivadas e direcionadas principalmente, para produção de palmito, que é na atualidade, o produto de maior valor econômico da pupunheira.
 No entanto, segundo Clement (2000), o mercado potencial de frutos é muito maior, devido as qualidades nutritivas, organolépticas e visuais que podem ser explorados para elaboração de novos produtos e mercados.

Na Bahia, desde a década de 60,quando a pupunheira foi introduzida na região do Baixo Sul,se consome o fruto, cuja característica oleosa e excelente sabor, levaram à sua aprovação, porém essas características não foram suficientes para estimular sua expansão, provavelmente pela forte presença de espinhos no estipe, típica das pupunheiras da região Amazônica de onde ela foi originada.
Na década de 80, quando foi introduzida a pupunheira sem espinhos, de origem peruana, na Estação Experimental Lemos Maia, Ceplac, Una Bahia, a pupunha se tornou mais conhecida e a ser cultivada em pequena escala, no entanto sem interesse econômico, na maioria das vezes por curiosida de ou como palmeira ornamental, pela beleza dos seus fruto
Somente após a divulgação da pupunheira como produtora de palmito, é que a pupunha ganhou visibilidade em nível nacional,porém com o interesse voltado para o palmito, mas não resta dúvida que isto favoreceu a divulgação do fruto, motivado pela necessidade de se produzir sementes para o plantio de palmito.
Pelo número de trabalhos publicados por pesquisadores das instituições de pesquisas de vários estados brasileiros sobre o aproveitamento do fruto na alimentação humana e animal, e pelos inúmeros depoimentos e receitas criadas com o fruto, pode-se inferir que a pupunha já é um produto nacional. Este fruto, antes restrito à regiões de origem, cujo consumo se dá principalmente cozido, tem sido utilizado nos feitios de bolos, mingaus, paçoca,cocada, biscoitos, entre outros, sempre misturado com farinha de trigo porque a pupunha não contém glúten. 


PERSPETIVA DO FRUTO PUPUNHA COMO PRODUTO DE VALOR ECONÔMICO
Maria das Graças C. Parada Costa Silva

 http://www.ceplac.gov.br/paginas/pupunheira/download/CDTrabalhos/palestras/Maria%20das%20Gra%C3%A7as%20Parada%20-%20Perspectiva%20do%20fruto%20pupunha.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário