domingo, 17 de maio de 2015

BOLO DE TAPIOCA

Segundo José Luiz Tejon Megido, Prof Dr acadêmico ESPM/FGV, O segmento que mais deve crescer em 2015 será a Tapioca.

Em São Paulo, nos revela características desses empreendedores que não param, e trabalham numa convergência de foco realizador, e que, com isso, terminam por se apropriar de zonas de oportunidades perante os que se acovardam, se recolhem, ou ainda, são pegos no momento crítico sem condições de andar, por reflexos anteriores de má gestão e administração.
A placa da tapioca bem clara e objetiva. O porta malas do seu carro popular uma minicozinha, a farinha, o coco, queijo, e o menu: R$ 6,00 cada tapioca, multiplica por cerca de 100 unidades em média ao dia vezes 22 dias úteis. Soma feita, atingimos um faturamento bruto da tapioqueira R$ 13.200,00. O que já a coloca pelos critérios de segmentação social no Brasil, dentro da elevada classe A.


http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/cabeca-de-lider/2015/03/11/quem-vai-crescer-no-brasil-em-2015-voce-quer-tapioca/ 


Brincadeira ou nao acompanhe a Análise do desempenho de cadeias produtivas agroindustriais da mandioca : estudo de caso das principais regiões de produção do Brasil

Diversas abordagens têm pautado a questão da eficiência e competitividade de cadeias agroindustriais no Brasil. Neste contexto se insere a cadeia produtiva da mandioca que se apresenta com diversos indicadores estagnados nos últimos anos, com isso perdendo competitividade. Muitos fatores restringem o seu desempenho, principalmente no segmento da fécula, um dos principais produtos derivados da mandioca, estendendo-se aos outros derivados. Este trabalho teve como objetivo analisar como os direcionadores de valor ou de custo críticos interferem na eficiência e eficácia da agroindústria processadora de mandioca nas principais regiões do Brasil tendo como referência indústrias de farinha de mandioca, fécula e farinha de tapioca localizadas na região Nordeste do Estado do Pará e as regiões Noroeste e Oeste do Estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de casos com suporte na teoria de cadeia de valor de Porter e outros referenciais teóricos correlatos. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa onde foram entrevistados dez especialistas do segmento agroindustrial da mandioca, dos quais, seis internos e quatro externos. O estudo revela que houve avanço significativo no elo de fornecedores de máquinas e equipamentos, principalmente para a agroindústria de fécula; estabilização da produção de matéria-prima (raiz) não acompanhando a demanda da agroindústria; alto nível tecnológico das agroindústrias de fécula e farinha de mandioca; avanços no elo de distribuição por meio da diminuição de agentes intermediários; tendência de queda do consumo per capita da farinha de mandioca e aumento do consumo de produtos de valor agregado. Quanto aos principais gargalos destaca-se: a instabilidade na oferta de matéria-prima; baixo rendimento das agroindústrias de farinha de mandioca e farinha de tapioca associado aos problemas de segurança alimentar; relacionamento instável entre fornecedor de matéria-prima e a agroindústria associado ao baixo nível de organização destes segmentos e a concorrência em desvantagem com cadeias produtivas tradicionais mais competitivas. Referente aos casos estudados conclui-se que existem diferenças significativas de desempenho das cadeias produtivas focadas sob a ótica da teoria de cadeia de valores: os direcionadores determinantes do comportamento dos custos de atividades de valor sinalizam que as agroindústrias da região Nordeste do Pará se apresentam em geral com baixa competitividade, enquanto que nas regiões Noroeste e Oeste do Estado do Paraná os direcionadores de valor são muito explorados.
 http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/61141

BOLO DE TAPIOCA

Ingredientes :             
  • 4 ovos
  • 200g de manteiga à temperatura ambiente
  • 2 xíc. de açúcar refinado
  • 2 xíc. de tapioca
  • 1 xíc. de farinha de trigo
  • 200ml de leite de côco
  • 1 col. (sopa) de fermento em pó
  • Acuúcar impalpável                               
  •  Massa:
    Bata o açúcar e a manteiga até ficar um creme claro e fofo. Adicione as gemas uma a uma
    e bata bem. Misture com uma espátula a farinha de trigo, a tapioca e o leite de côco alternadamente. 
  • Bata as claras em neve e reserve. Adicione o fermento à massa e por último 
  •  incorpore as claras em neves delicadamente. Leve para assar em forma untada e povilhada ao
    forno médio pré-aquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário