terça-feira, 26 de maio de 2015

Mingau na mesa, Saúde no prato!

Mingau pode ser a chave para uma vida longa e saudável, diz pesquisa de Harvard.

Uma pequena tigela de mingau por dia pode ser uma chave para vida longa e saudável. A sugestão é embasada por um grande estudo realizado pela Universidade de Harvard que associou o consumo de grãos integrais a um risco menor de morte por doença cardíaca.

Já é de conhecimento popular que os grãos integrais são benéficos para a saúde, mas essa é a primeira pesquisa a se concentrar no impacto a longo prazo do alimento. Pesquisadores da prestigiada instituição americana acompanharam mais de 100 mil pessoas ao longo de mais de 14 anos, monitorando a saúde e a dieta delas.
Todos os envolvidos no estudo eram saudáveis em 1984, quando se inscreveram. Em 2010, porém, mais de 26 mil haviam morrido. Os pesquisadores perceberam, então, que os indivíduos que tinham por hábito comer grãos integrais, como mingau de aveia, arroz integral, milho e quinoa, pareciam protegidos contra muitas doenças, particularmente de coração.

Aveia já é refeição de escolha para muitos atletas e também para pessoas tentando emagrecer, que acreditam que o alto teor de fibras fornece energia por mais tempo. Mas os cientistas descobriram que, para cada 28 gramas de grãos integrais consumidos por dia (o equivalente a uma pequena tigela de mingau), o risco de todo tipo morte foi reduzido em 5%, e de morte por doença do coração, em 9%.

“Estes resultados sustentam mais as orientações alimentares atuais que recomendam aumentar o consumo de grãos integrais”, disse o principal autorda pesquisa, Wu Hongyu, da Faculdade de Saúde Pública de Harvard. “Eles também fornecem evidências que sugerem que uma dieta enriquecida com grãos integrais pode conferir benefícios para uma expectativa de vida estendida.”

As descobertas se mantiveram mesmo quando se levou em consideração diferentes idades dos participantes, além índice de massa corporal, prática de atividades físicas e hábitos prejudiciais à saúde, como o de fumar.

Grãos integrais, onde o farelo e o gérmen permanecem, contêm 25% mais proteína do que grãos refinados, como os que fazem a farinha branca, massas e arroz branco.


Estudos anteriores demonstraram que os grãos integrais podem aumentar a densidade mineral do osso, diminuir a pressão arterial, promover bactérias intestinais saudáveis e reduzir o risco de diabetes. Veríficou-se, ainda, que uma fibra particular encontrada apenas na aveia - chamada beta-glucano - pode diminuir o colesterol, ajudando a proteger contra a doença de coração. Um composto bioativo chamado “avenanthramides” também é tido como um que ajuda a parar a formação de gordura nas artérias, prevenindo ataques cardíacos e derrames.

Os cereais integrais também são amplamente recomendados em muitas orientações dietéticas, pois eles contêm altos níveis de nutrientes como zinco, cobre, manganês, ferro e tiamina. Estudiosos acreditam que eles aumentam os níveis de antioxidantes que combatem os radicais livres.


A nova pesquisa sugere que, se mais pessoas mudassem suas dietas para grãos integrais, milhares de vidas poderiam ser salvas a cada ano.
Mingau de Aveia

Ingredientes

    2 xícaras de leite integral


    3 colheres de sopa de açúcar
    5 colheres de aveia flocos finos
    Canela para polvilhar


 Modo de Preparo

    Em um copo americano coloque a aveia, o açúcar e um pouco de leite, mexa e reserve

    Ferva o restante do leite em uma panela e quando começar a levantar fervura jogue a mistura que você reservou
    Aguarde até começar a quase grudar na panela, mexendo sempre em fogo baixo e está pronto
    Coloque canela por cima para polvilhar e bom apetite

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras.

Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.

Porém, para ser eficiente a aveia tem que ser consumida todos os dias.

A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo. A seguir alguns dos benefícios da aveia:

    Reforça o sistema imunológico e combate infecções
    Melhora o funcionamento do intestino
    Controla a quantidade de açúcar no sangue
    Diminui o colesterol ruim
    Controla a pressão arterial
    Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental
    Ajuda acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária.
    Ajuda a facilitar a digestão


Nenhum comentário:

Postar um comentário