sábado, 16 de maio de 2015

Hoje tem Ragù, o que para todos nós chama-se Molho a Bolonhesa, Joia da Cozinha Italiana.

Na verdade o molho já esta cozendo à horas, a fogo lento, com todos os temperos e perfuma toda a casa.


 




















Na realidade sou mero apreciador/aprediz, desta deliciosa preparação, quem esta no comando hoje, é minha amiga querida Solange, amante da boa cozinha italiana e mãos afinadas quando o negócio é boa comida.
  Bolonha é uma cidade universitária animada e cosmopolita italiana, com espectacular história, arte, culinária, música e cultura.
Hora de lembrar dos amigos, tomar um vinho enquanto apura o molho, estes são os verdadeiros e melhores temperos.
Bolonha, tem otimas feiras de rua, como o Mercato del Contadino - Piazza Fontanesi onde minha querida amiga Leticia Janicsek, esta vivendo e trazendo novidades para o TedEx no Pelourinho. 
No ano de 2010 a Itália fez campanha para divulgar mundialmente a verdadeira receita do Molho a Bolonhesa, para isso a receita foi registrada pela Câmara do Comércio de Bolonha .A maior cidade da região da Emília-Romanha, região no norte da Itália apelidada de la grassa (“a gorda”), imagina por que.
 Me recordo a anos atras, este molho sendo preparado pelo Roberto Carbone, e  o querido Chef Franco Marino, o Gastronauta Errante, para uma noite de Ano Novo, regada a Zampone, um dos mais deliciosos sabores que provei. 
Na  Emilia-Romagna a economia é muito desenvolvida em relação ao resto do país. Existem numerosas pequenas empresas de condução familiar. Além disso são muito difundidas as cooperativas sobretudo nas províncias de Reggio Emilia e Modena.

Bologna e Modena são a terceira e a quarta cidades mais ricas da Itália, atrás só de Milão e Biella.
Trata-se de um dos melhores lugares do mundo para comer. E sem culpa, por favor. Se você pretende um dia mandar os regimes às favas, esta é a região ideal. E, uma vez dentro da Itália, dá para chegar nela facilmente de trem, já que a rede da Trenitalia liga Bolonha e Parma com as principais cidades do país. As carnes, queijos e presuntos defumados da Emilia-Romanha são conhecidos no mundo todo: parmigiano-reggiano, salame de Javali, presunto cozido (prosciutto cotto) e o presunto de Parma (prosciutto crudo) são alguns dos destaques. Por lá, também é fácil encontrar o delicioso vinagre aromático (aceto balsamico) feito em Modena.


Um post que guardo para meus Amigos no coração e na lembrança.

Fotos da Leticia no Mercato del Contadino - Piazza Fontanesi.

Carcciofi/Alcachofras
 
Embutidos Caseiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário