quinta-feira, 21 de maio de 2015

"O consumo nacional de sódio no Uruguai é de cerca de 9 gramas por pessoa, que é o dobro do que a Organização Mundial de Saúde recomenda"

Sal de cozinha é responsável por 71,5% da ingestão de sódio pelo brasileiro

Participação da indústria de alimentos no consumo de sódio no Brasil é de 23,8%
A principal origem de ingestão de sódio pelo brasileiro é o sal de cozinha, que representou 71,5% do total do nutriente ingerido no País, entre 2008 e 2009. A conclusão pertence ao estudo Cenário do Consumo de Sódio no Brasil, recém-elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias da
Alimentação – ABIA, com base em dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF (2008-2009) e da Pesquisa Anual de Serviços (2009), ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

A parcela restante do sódio consumido pela população brasileira, tanto nos domicílios como nas refeições fora do lar, teve origem no nutriente contido nos alimentos industrializados (13,8%), no pão francês (6,0%), nos alimentos in natura (4,7%) e nos alimentos semielaborados (4,1%).
O estudo também conclui que, no período analisado, cada brasileiro consumia, diariamente, 1,031 quilos de alimentos e 4,46 gramas de sódio no Brasil, o correspondente a 11,38 gramas de sal, se aplicada a conversão de 1 grama de sódio para 2,55 gramas de sal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o consumo diário de sal não deve ultrapassar 5 gramas.

O típico asado ou churrasco Uruguaio, é composto de de cortes nobres de carne bovina, carne de porco ou frango assado em grades,  não diretamente em cima do fogo a lenha.
No parilla restaurantes em todo o Montevidéu, os assados são muito épico;os cortes gordos à chiar e depois direto ao seu prato, destacando-se o pouco passados e mantendo seu suco.
Normalmente as carnes são temperadas com pouco sal, restando a alternativa de um saleiro, onde fica a sua disposição  adicionar um pouco de sal extra para sua refeição.
"As pessoas não estão autorizados a colocar sal mais sobre a mesa", diz Lucia Soria, o proprietário do restaurante Jacinto, em Montevidéu. O governo da cidade tornou ilegal apresentar saleiros em restaurantes, diz ela. Sem maionese também. Ou ketchup. 

Na verdade, praticamente qualquer coisa com uma grande quantidade de sódio é proibido. Se você quer isso, você tem que perguntar ao garçom do estabelecimento.

De acordo com o Ministério da Saúde do Uruguai, mais de 30 por cento da população sofre de hipertensão. O Uruguai também tem a maior percentagem de crianças obesas na região.

E não é apenas sobre a remoção de sal da tabela.

A lei também estipula que o sal é necessário que haja um aviso no menu sobre o consumo de sal, e restaurantes precisam ter alternativas de baixo teor de sódio disponíveis para os clientes. Nacionalmente, os padeiros também concordaram em reduzir o teor de sódio em seus produtos em 10 por cento.

Anzalone diz que o governo tem o dever de proteger os seus cidadãos de más escolhas.

"As pessoas tomam decisões com base no condicionamento e da publicidade que as grandes corporações desencadear. Este é agora um sério problema de saúde pública", diz Anzalone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário