quinta-feira, 28 de maio de 2015

O clima azedou entre McDonalds e Slow Food na Expo 2015

As coisas aquentaram em Milão, entre McDonalds e Slow Food, a polêmica que explodiu durante a Expo 2015, em Milão, na Itália, cujo tema é "Alimentar o Planeta, Energia para a Vida". Países, instituições, organizações e empresas de todo o mundo têm construído pavilhões que mostrar ou supostamente - o que está acontecendo em termos de alimentos, sustentabilidade e inovação a nível global. 

Tudo começou em 19 de maio, quando, por ocasião da inauguração do pavilhão Slow Food , Carlo Petrini, seu fundador e presidente, criticou a organização para a presença de participantes tão diferentes como o Slow Food e McDonald. 

Petrini, fez frente aqueles que vendem hambuerguer por 1,20 €,  questionando como eles poderiam explicar o valor e os preços, diante daqueles que levantam para produzir de acordo com determinados critérios?" ele foi relatado dizendo durante seu discurso. O objetivo da Slow Food, como afirmou em seu site, é a de "garantir que todos tenham acesso a um bom, limpo e justo comida", enquanto prevenir o desaparecimento de culturas alimentares tradicionais e tradições.

De acordo com o jornal italiano La Stampa, o retorno do McDonald veio rápida através de um comunicado de imprensa : "Nós nos perguntamos por aqueles que proclamam a importância da biodiversidade não concordam com a idéia de diversidade da oferta e, especialmente, não demonstram respeito pela liberdade e capacidade das pessoas para escolher ... Estamos satisfeitos e orgulhosos de servir 6.000 refeições a preços acessíveis e de boa qualidade no Expo, com ingredientes que vêm de agricultores italianos ... Milhares de pessoas nos escolheu livremente, talvez depois de passar para visitar o imenso, triste e pouco Lento conhecido pavilhão Food. "

Os termos da controvérsia são complexos: McDonald refere-se as escolhas individuais dos consumidores como uma expressão de liberdade e autonomia - um argumento que a empresa tem usado quando acusada de contribuir para problemas de saúde entre os seus clientes. Além disso, neste caso específico, ela se apresenta como novo e divertido contra a abordagem supostamente abafada e elitista abraçada pelo Slow Food. 

O movimento retórico para equiparar a biodiversidade a diversidade da oferta é ousada, mas eficaz.

Além disso, o poder de compra da sua oferta McDonald ressoa poderosa na Itália, onde muitos estão sofrendo com as dificuldades impostas por uma longa e aparentemente imbatível crise econômica e não estão propícios à reflexão sobre questões complexas do sistema alimentar.

Por uma questão de fato, a política laboral da empresa na Itália é bastante diferente da adotada em nos EUA, onde a empresa está envolvida em questões trabalhistas sobre salários atrasados e benefícios. "Todos os funcionários do McDonald são regularmente utilizados nos termos do contrato coletivo nacional para os setores de turismo, 94% deles com contratos por tempo indeterminado. Para ser preciso, 71% são empregados sob contratos por tempo indeterminado e 23% na formação contratos (com uma duração de 36 meses), assimilado por lei aos indefinido. Para os restantes 6%, os contratos a termo são usados. Em quase todos os casos, após a expiração dos contratos de aprendizagem tornam-se contratos por tempo indeterminado ". Na Itália, um contrato por tempo indeterminado não é algo para tomar de ânimo leve agora.

A questão da aquisição local de ingredientes, que McDonald enfatiza em suas operações italianas, já havia se tornado uma questão de discordância entre a empresa e Slow Food em 2010, quando o então ministro da Agricultura, Luca Zaia aprovou o lançamento de sanduíches McItaly que destaca pilares italianos, como alcachofras e queijo asiago e - de modo que o ministro afirmou - seria apoiar a produção rural italiana. 

Nessa ocasião, Carlo Petrini observado que McDonald não tinha lidado com a questão do pagamento justo para os produtores de alimentos, que ele argumentou deve ser tão importante para a empresa como a origem dos ingredientes que compra.

A discussão está destinada a continuar. Afinal, o Slow Food é contrario à abertura de pontos de venda de McDonald na Itália, desde o final de 1980.

A flexibilidade que a empresa de fast food tem demonstrado em expandir seus negócios na Itália -, bem como a eficácia das suas estratégias de comunicação - indica a importância que atribui à sua presença e sucesso no país do Mediterrâneo, especialmente num momento em que suas vendas são sofrendo em casa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário