segunda-feira, 18 de maio de 2015

Pelourinho comemora 30 anos de ‘Patrimônio da Humanidade’

Durante a abertura da 13ª Semana de Museus na Bahia, que acontece hoje (18) no Museu de Arte da Bahia (MAB), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), fará
anúncio oficial da realização do ‘Seminário Internacional – Salvador: 30 Anos de Patrimônio da Humanidade’. 
O evento acontecerá em 5 de dezembro deste ano (2015), data em que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) concedeu a chancela de ‘Patrimônio da Humanidade’ ao Centro Histórico de Salvador (CHS).

De acordo com o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, o seminário pretende discutir e repensar o impacto dessa chancela, os problemas que não foram resolvidos para essa importante área, dentre outras questões. A intenção é reunir autoridades e alguns dos mais respeitados especialistas e estudiosos do tema. No início de abril deste ano, João Carlos esteve na sede da UNESCO, em Brasília, para discutir essa e outras parcerias (FOTO), que incluem não somente o seminário, como também lançamento de publicações.

Dentre outras autoridades, o diretor do IPAC esteve com a coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO no Brasil, Patrícia Braz (FOTO), para tratar dessa articulação. “Será um trabalho baseado em troca de conteúdos, expertises técnicas e ações conjuntas, como o seminário internacional”, explica João Carlos.

Outra parceria entre UNESCO e IPAC será com publicações. O IPAC publica livros sobre bens culturais materiais e imateriais baianos. Oito volumes já foram lançados. Eles abordam bens oficialmente protegidos, como o Carnaval de Maragojipe, Festa da Boa Morte, Ofício dos Vaqueiros, Cortejo 2 de Julho, Conjunto Escola Parque, Desfile de Afoxés, Festa de Santa Bárbara e Festa do Bembé, dentre outros.

HISTÓRICO – A chancela de ‘Patrimônio da Humanidade’ da UNESCO para o Centro Histórico da capital baiana foi concedida em 1985. A inscrição ratificou o tombamento do conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do CHS feito pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional) do Ministério da Cultura (MinC), no ano anterior, em 1984. A UNESCO é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) e foi fundada após a 2ª Guerra Mundial. A sua sede fica em Paris, na França. Hoje a UNESCO atua em 112 países.

Na última quarta-feira, dia 13, durante a Festa do Bembé, em Santo Amaro, o diretor geral do IPAC esteve com o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, a presidente nacional do IPHAN, Jurema Machado, e o superintendente do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim, onde dentre outros assuntos do IPAC também tratou do seminário internacional. O IPAC é uma autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Mais informações sobre suas ações no site www.ipac.ba.gov.br. Acesse o Facebook ‘Ipacba Patrimônio’ e o Twitter ‘@ipac_ba’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário