quinta-feira, 28 de maio de 2015

‘Caminhos do Rio Paraíba’, pelo segundo ano, celebra a cozinha e o campo

No dia 13 de junho, a Fazenda Coruputuba, no município de Pindamonhangaba,  será palco para cozinheiros e produtores em um almoço especial que celebra a gastronomia e a rede agroflorestal de toda a região do Vale do Paraíba.


O C5 e a Fazenda Coruputuba convidam para uma tarde na centenária fazenda. Neste encontro, a cultura da região é protagonista para trabalhar a relação entre o ingrediente e a cozinha. Este ano o evento abrangerá toda a região serrana desde o sul de Minas, A Serra da Mantiqueira, o baixo Vale do Paraíba, a Serra da Bocaina e a Serra do Mar, onde caminha em direção ao litoral. Ocílio Ferraz, pesquisador e entusiasta da cozinha tropeira, será o homenageado.



Desde a primeira edição, o almoço busca divulgar e incorporar na  prática gastronômica o trabalho agroecológico e os ingredientes que produtores cultivam na região. É por isso que os cozinheiros Gabriel Broide, Helena Rizzo, Ivan Ralston, Nelson Gonçalves, Rodrigo Oliveira e Talitha Barros, além do confeiteiro Rafael Protti e a equipe do DOM/Dalva e Dito, farão um almoço ao ar livre, aproveitando ingredientes locais. No dia, nas barracas dos cozinheiros e produtores serão apresentadas criações e produtos in natura para os convidados. 
A grande atração do evento é a interação entre os elos da cadeia desse sistema, dos profissionais de agrofloresta, com a valorização dos produtos sazonais, a cozinha e o público.

Os convidados terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre métodos do Sistema Agroflorestal (SAF) que podem colaborar muito para uma gastronomia consciente. Especialistas neste tipo de produção participarão do encontro, de sorte que plantas alimentícias não-convencionais (PANCS), espécies selecionadas com alto valor nutricional, pesquisa alimentar da cultura local estarão à disposição para serem compartilhados.

Mais informações: centroculturaculinariac5@gmail.com

Feijão guandu e derivados de milho caipira são os novos lançamentos da marca Retratos do Gosto, criada pelo chef Alex Atala e a empresa MIE Brasil. 


O guandu é cultivado no Vale do Paraíba, pelo produtor Patrick Assumpção. Selecionado pelos chef Helena Rizzo e Daniel Redondo, do restaurante Maní, no passado o item perdeu espaço no campo para o mais produtivo feijão carioquinha. Agora volta em edição limitada - a primeira produção rendeu um pequeno lote - que será comercializada no mercadinho do restaurante Dalva&Dito, em São Paulo. 
Criado em uma família de produtores rurais, Patrick se mudou para Pindamonhagaba em 1997 para assumir o cultivo silvícola da fazenda Coruputuba.
Lá, realiza um trabalho de reflorestamento de antigos arrozais com árvores nativas que chamou a atenção da Agência Paulista de Tecnologia em Agronegócios, interessada no plantio de espécies além do eucalipto. e derivados de milho caipira são os novos lançamentos da marca Retratos do Gosto, criada pelo chef Alex Atala e a empresa MIE Brasil. 
Cada cultura contribui para a melhor nutrição do solo, fazendo com que, nesse processo, o desenvolvimento de uma cultura coopere para o crescimento de outra. O sistema foi implementado e o guandu está entre as espécies selecionadas por sua qualidade como adubo verde. 

Já os derivados de milho são a canjiquinha, o fubá e um biju crocante, elaborados por Flávio Bragatto, da fecularia Nossa Senhora das Brotas, de Lindoia (SP). Para fazer os produtos, Flávio compra grãos cultivados por agricultores locais, valorizando tanto a semente caipira quanto a rede de produtores. 

A seleção dos derivados de milho foi feita pela chef Heloísa Bacellar que acredita que estes produtos são subestimados pelo público e o mercado. “As pessoas pensam só em farinha de milho pra cuscuz, fubá é só pra bolo e canjiquinha são poucos os mercados que têm pra vender. Mas esses são ingredientes que têm diversas possibilidades”, comenta a chef. 

Os convites serão vendidos a partir do dia 26/05 pelo FoodPass https://foodpass.com.br/
Serviço:

Dia: 13 de junho de 2015

Local: Fazenda Coruputuba, Pindamonhangaba

Hora: 12:00 – 17:00

Ingresso: R$ 310,00(comida e bebida e transporte inclusos)

** Lote limitado (180 convites)** Transporte de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário