quarta-feira, 27 de maio de 2015

Tortilha, uma questão de paixão.

O processo criativo na gastronomia, passa necessariamente pelo apaixonamento, conhecer e observar como uma cultura se comporta diante das suas criações, ajuda e muito as mais novos,  no campo culinário.

Não nós damos conta à nossa volta quantos pratos delicioso foram criados e que são as delicias que diariamente são consumidas em muitas mesas do nosso pais, mas será que as pessoas já se perguntaram como eles surgem? quem os criou e como? Pois é, este exercício pode ser significativo, no momento em que você estiver dando uma deliciosa bocanhada no próximo docinho ou mesmo no final da tarde naquela torta tao maravilhosa. Outros me dirão, que bobagem, que importa isso, o mais importante é sentir o gosto e o prazer de provar. 
Bem a coisa nao funciona assim, escrevo e falo, para pessoas que buscam na culinária, uma alegria, e prazer esta em desfrutar um momento, em reconhecer que construímos algo que possa marcar, aos que estejam dispostos a desfrutar de um momento único, prazer enquanto conjunto de sensações.
Um estado de satisfação diante da vida, te dará muito mais possibilidades de poder discernir, estas sensações, onde cada detalhe te parecerá como um pequeno pedaço do processo, como ler um livro, ou simplesmente, passear a tarde vendo o por do sol.
Esta receita me recorda um bom exemplo do que estou tentando falar, uma tortilha, é muito mais que um simples prato, ele esta totalmente inserido no universo cultural do povo espanhol, um aporte generoso no seu café da manha, na merenda ou na bocata no final da noite. Um combustível afetivo e emocional, que esta ali a todos os momentos, que te da segurança afetiva, por saber que a anos atras, alguém com muito pouco material, teve a genial ideia de prepara-la, e é por isso que ela se conserva.
Resumindo a opera, toda criação deve provir de uma observação tranquila e objetiva das coisas mais simples ao nosso redor, assim são feitos os mais delicioso pratos e as mais duradouras lembranças na nossa vida.

Receita de Tortilla Espanhola.
Ingredientes:
3 batatas médias
1 cebola
4 ovos
1 xícaras de óleo
Cebolinha
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Descasque as batatas e corte-as em meias-rodelas bem finas
Corte a cebola também em meias-rodelas porém, um pouco mais grossas
Esquente o óleo em uma frigideira e frite as batatas e a cebola em fogo médio, quando as batatas estiverem macias
Retire tudo da frigideira com a ajuda de uma escumadeira
Bata os ovos em uma tigela até que fiquem espumantes
Acrescente as batatas e cebola aos ovos e tempere com cebolinha, sal e pimenta
Misture bem
Esquente uma frigideira (de preferência antiaderente) com um pouquinho de óleo e jogue a mistura
Cozinhe em fogo baixo até que a parte inferior fique dourada
Depois disso, vire a massa e
 doure do outro lado

Pode ser servida quente ou fria

Nenhum comentário:

Postar um comentário