quinta-feira, 28 de maio de 2015

Comida Nômade, vira sucesso das mesas de todo mundo.

Tudo começou pelas mãos de imigrantes alemães vindos dos arredores de Hamburgo. 
A história tem inicio no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento, a iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos.

O uso de carne moída para fazer um bife arredondado a ser grelhado ou frito tem seus primeiros registros na Europa, mais especificamente na região dos Bálcãs e oeste da Turquia no início do século XIX, onde era chamado de Pljeskavica ou Pleskavica ainda existindo hoje a iguaria com esse nome na região, é geralmente feito de carne de vaca ou de porco,  muito picante e servido com cebolas. 



Teria sido criado por um anônimo cozinheiro que queria usar carnes menos nobres trituradas para que fossem mais mastigáveis. 
Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a ideia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. 
O sucesso foi tal que, rapidamente, virou um prato típico da culinária alemã.
No seculo XIX, com o grande fluxo de imigrantes que chegaram aos EUA, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). 
Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana.
O termo "hamburger" Acredita-se que apareceu em 1834 no menu do restaurante de Delmonico em Nova York, mas não há uma receita sobreviver para a refeição. A primeira menção na imprensa de "bife Hamburgo" foi feita em 1884 no Boston Evening Journal.

A honra de produzir o primeiro hambúrguer adequada vai para Charlie Nagreen de Seymour, WI. Em 1885 Nagreen introduziu o americano hamburger no Outgamie County Fair em Seymour. (Seymour é reconhecida como a capital hamburger do mundo.)



No entanto, há uma outra reivindicação a esse trono. 
Existe uma conta de Frank e Charles Menches que, também em 1885, foi para a feira do condado Hamburgo, New York para preparar os seus famosos sanduíches de lingüiça de porco.  Mas uma vez usaram a carne moída em vez da Linguiça de porco, no hambúrguer.



A primeira nota que aparece onde se servia bolos de carne achatados, assumindo a aparência do Hamburger como a conhecemos hoje - teve lugar em 1904 na Feira Mundial de St. Louis. 

Muitos anos mais tarde, em 1921, que um cozinheiro empreendedor de Wichita, Kansas, Walt Anderson, introduziu o conceito do restaurante de hambúrguer. 
Ele convenceu o financista Billy Ingram investir 700 dólares para criar a cadeia de hambúrgueres White Castle. Foi um sucesso instantâneo. 
O resto da história, poderíamos dizer, pertence a McDonald.
E, não, um hambúrguer não tem qualquer presunto, nele a Carne de hambúrguer normalmente é feita de 70-80% de carne e gordura e especiarias 

Em 1836, no restaurante Del Monico's, em Nova Iorque, o hambúrguer ganhou, pela primeira vez, estatuto de iguaria e passou a constar no cardápio - entre duas fatias de pão, já em formato de sanduíche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário