sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cozinha Contemporanea Sotoko- Barquinha de Iemanjá

O Sotoko, nasceu por identificar que a cozinha baiana, com a riqueza de produtos e cultura, merece avançar na criação de novos receituários. 

Estimulo muitas pessoas a criação com novas bases, adotei para isso, como preceito o "Less is more" na minha cozinha, onde provo cotidianamente, que a delicadeza e o sabor, se constroem com elementos simples e cotidianos. 

O Sotoko propõe fomentar a utilização de produtos locais e de qualidade e com sabor ricamente comprovado, sustentado pela força criativa desta nova linguagem, muito mais aberta a pesquisa, são por fim uma grande contribuição popular, desenha e revela claramente a importância da nossa cozinha e suas evoluções.
A riqueza das cores e aromas me anima, habituei-me a pensar que a nossa sofisticada cozinha reflete profundamente a forma despojada do baiano, na sua hospitaleira forma de receber o que denota sua elegância e alegria, na frescura e riqueza dos seus peixes e mariscos com a proximidade do mar; nos dias longos e coloridos refletidos nas cores de nossas frutas.

Toda uma seleção de ervas, condimentos, especiarias aliadas ao Coco ao Dendê e as tradições gastronômicas do Candomblé, e elementos incorporados de outras culturas com forte acento étnico, servidas em miniaturas, proporcionando ao comensal uma experiência sensorial.

Objetivo:
O objetivo principal do Sotoko, é trazer ao público em geral informações referentes a gastronomia Afro-Baiana, com o intuito de:
• Apresentar e difundir o universo gastronômico por meio de veiculação de receituários de criação do Chef Alicio Charoth
• Estimular práticas alimentares sustentáveis e com produtos locais.
• Apoiar movimentos de resgate de saberes tradicionais na culinária e na produção de alimentos;
• Valorizar e Incentivar a produção e a linguagem gastronômica de produção baiana e em especial o com produtos típicos e incorporados a nossa cultura;
• Ampliar o debate sobre o consumo consciente e responsável de alimentos, e acrescentar novas opções saudáveis ao cardápio baiano.
• Divulgar as questões implicadas nas formas de produção de alimentos na Bahia;
• Promover a reflexão e o debate sobre sustentabilidade na gastronomia.
Esta receita alem de deliciosa, fica bem crocante e meio puxa, ideal para tomar com uma cervejinha e molho nagô.

Receita da Barquinha de Iemanjá
Para 4 pessoas:
200gm de camarões
200gm de ostras
200gm de petitinga
200gm de mexilhão
Limão
Sal e pimenta a gosto
Farinha puba
ovos para empanar
Azeite de dendê para fritar

Modo de Preparo:
Temperar todos os mariscos juntos com o limão, a pimenta e o sal. Bater os ovos ligeiramente e passar os mariscos.
Em seguida ir passando os mariscos na farinha e frita-los em azeite.

Um comentário:

  1. Num tempo de realitys gastronômicos e food trucks, melhor pegar essa deliciosa barquinha de Iemanjá e fugir para outros lugares!

    ResponderExcluir