quinta-feira, 14 de maio de 2015

Grupo ArtConceito celebra dez anos com exposição e lançamento de almanaque

Durante todo o mês de maio, conversas e ações performáticas integram programação na Casa Xis, no Santo Antônio    



Formado a partir de encontros gerados pelas oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Ba) nos anos 2000, o grupo ArtConceito chega aos seus dez anos em 2015. Para comemorar as 524 luas e abrir portas para novas histórias, os artistas André Lima, Eliezer Bezerra, Fernando Pigeard e Marco Antônio Ramos, membros do grupo, integram a exposição ArtConceito - 524 luas, que acontece em maio na Casa Xis, no bairro do Santo Antônio.

Entre os dias 08 de maio e 05 de junho a Casa Xis abre as portas para expor obras dos quatro artistas, sob a curadoria de Caetano Dias e Claudia Pôssa. Durante esse período o público é convidado a conferir e pode também participar de encontros com artistas em conversas sobre suas trajetórias, bem como ações performáticas, música, dança e poesia. O artista visual e poeta Almandrade, o GIA e o Poro, são os nomes confirmados para conduzir as conversas com o público. As artistas Michelle Mattiuzzi e Daniela Amoroso apresentam suas ações performáticas.

Finalizando a mostra, no dia 05 de Junho, haverá o lançamento do almanaque de artistas – ArtConceito 524 luas, registro desta história, uma ação para pensar a memória, o processo do grupo e da exposição, que se relaciona com a Casa Xis e com as Oficinas de Arte do MAM-Ba, além de fomentar a criação e manutenção de grupos de artistas no estado da Bahia. O Almanque será distribuído gratuitamente para o público na ocasião.

Este projeto é financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura, gerenciado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia através do Edital Setorial de Artes Visuais de 2014.

SERVIÇOS

Exposição :  ArtConceito - 524 luas
Artistas: André Lima, Eliezer Bezerra, Fernando Pigeard, e Marco Antônio Ramos e convidados
Curadoria : Caetano Dias e Claudia Pôssa
Local: Casa Xis (Rua Direita de Santo Antônio, 250 Santo Antônio. Salvador/BA)
Período de exposição: de 08 de maio a 05 de junho
Visitação: terça a domingo das 14h às 20h

PROGRAMAÇÃO
Dia 08/05/2015, sexta-feira, às 19 horas
Abertura da exposição com ações performáticas de André Lima e Eliezer Bezerra com participação de Danilo Roberto, Enio Bernardes e Eu Não Me Represento
Dia 15/05, sexta-feira, das 19h às 23h
Encontros e ações inesperadas na lua minguante
Conversa com Almandrade
Ação performática  de Michelle Mattiuzzi
Dia 22/05, sexta-feira, das 19h às 23h
Encontros e ações inesperadas na lua nova
Conversa com o GIA
Ação performática de Daniela Amoroso
Dia 29/05, sexta-feira, das 19h às 23h
Encontros e ações inesperadas na lua crescente
Conversa com o Poro  
Ação de Paulo Nazareth
Dia 05/05, sexta-feira, das 19h às 23h
Encontros e ações inesperadas na lua cheia
Conversa com os curadores e artistas sobre o processo da exposição
Lançamento do almanaque de artistas - ArtConceito 524 luas

* Programação de conversas e ações performáticas sujeita à alterações.

Informações: Marta Luna | (71) 84162-0099 | lunamarta@gmail.com



Sobre OS ARTISTAS

André Lima investiga questões relacionadas ao embate entre matéria, consciência individual e a conquista da liberdade. Sua produção baseia-se na relação do indivíduo com o mundo brutal e a presença do corpo nesse campo de tensão, desconforto, isolamento e liberdade. É graduado em artes visuais pela Escola de Belas Artes da UFBa. Além da pintura, realiza processos analógicos de fotografia.

Eliezer Bezerra aborda questões humanas a partir da representação de elementos que habitam paisagens inóspitas e aparentemente sem vida, mas que na verdade estão plenas de questões pessoais e humanas. É graduado em filosofia pela Universidade Católica da Bahia. Trabalha com pintura, fotografia e objetos.

Fernando Pigeard, autodidata, desenvolve trabalhos em gravura, pintura e objetos em ferro, desenhos, fotografias e instalações. Atualmente pesquisa novas técnicas em litografia e gravura em metal.

Marco Antônio Ramos dialoga com a arte contemporânea e com suas hibridações, e na dicotomia com a arte popular, em que a necessidade e a força criativa estão sempre juntas. Trabalha com gravura, escultura, instalação e objetos. É autodidata.

Sobre os CURADORES
Caetano Dias
é artista visual e cineasta. Iniciou sua carreira pela intervenção urbana, com realização de pinturas em espaços públicos em Salvador. Atualmente, sua obra não privilegia um suporte ou técnica, trabalhando com vídeo, pintura, obras tridimensionais, instalação multimídia e fotografia digital. Entre os anos de 2001 e 2015, fez parte de exposições coletivas que passaram pelos Estados Unidos, África e Europa. Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia receberam suas exposições individuais entre 2003 e 2011.


Claudia Pôssa
é professora da Universidade Federal da Bahia e doutora em artes pela Universidade de Barcelona, pelo programa denominado Fotografia e Vídeo. Como professora visitante, esteve na Universidade Politécnica de Valência, também na Espanha, tendo ali trabalhado com a Interação entre Arte e Fotografia. Em parceria com Alex Baradel, na Fundação Pierre Verger, fez a curadoria da exposição “De um mundo ao Outro: Pierre Verger nos anos 30”, no Palacete das Artes, evento vinculado às atividades do ano da França no Brasil. Atuou também como curadora na exposição “Inverta”, de Caetano Dias, na Caixa Cultural de Salvador.


Sobre a CASA XIS
O espaço cultural Casa Xis é marcado pela memória de seu antigo morador, Xisto Bahia. Hoje tem como proposição primeira dar continuidade à sua tradição artística, sendo espaço de reunião entre diversos artistas de Salvador. Inaugurada em 2013, com o evento Samba do Frete, abriu espaço para o samba, a dança, a capoeira e a cultura popular. O Bloco de Hoje a 8 e a Cia. de dança Faca no Prato atualmente trabalham na casa, onde vive a família, que lá reside desde a sua abertura ao público.

A abertura da Casa Xis para a exposição ArtConceito 524 Luas é mais uma ação do projeto, apresentando o espaço ao grande público de arte da Bahia. As exposições, conversas e ações performáticas vão explorar os diversos espaços da casa, criando um ambiente de troca de experiências e constante criação artística.

Sobre o GRUPO ARTCONCEITO
Em 2005, os artistas Eliezer Bezerra, Fernando Pigeard e Marco Antônio Ramos abriram a exposição ArtConceito 1 na galeria ACBEU, inaugurando as atividades do grupo. Em 2006 voltaram à mesma galeria com uma nova exposição, antes de ir ao Solar Ferrão, quando André Lima se juntou ao grupo. Em 2009, o Grupo expôs dentro do Circuito das Artes no Museu Carlos Costa Pinto, e em 2010 voltou à Galeria Acbeu.

Durante todos estes anos, convidou artistas para integrar as exposições, sempre dialogando com a ideia da arte conceitual, manifestada em diferentes formatos e linguagens. Em comum, estes artistas vieram de uma formação criativa dentro das oficinas oferecidas pelo MAM nos anos 2000, que estimulavam a discussão sobre a arte na mesma medida de sua produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário