sexta-feira, 22 de maio de 2015

Pequeno Dicionario da Cozinha Baiana.

Verbete B-Baba de Moça

Devido a crise financeira do reino, os Portugueses estabeleceram aqui sua colônia e com isso, muitas das tradições alimentares foram se adaptando ao sabor encontrado, ou trazidos com africanos que aqui foram feitos escravos. 


Uma das culturas que mais se desenvolveu na Bahia, foi a da Cana de Açúcar, altamente rentável, todos os esforços foram concentrados para a produção de açúcar,  cultura se por um lado deixou tristes marcas profundas em nossa sociedade, por outro imprimiu um sabor marcante em nossa cultura.

Assim, a monocultura do açúcar dominou a paisagem brasileira, enquanto que o cultivo de outros gêneros alimentícios foi deixado de lado. 
No Brasil abundava o açúcar e faltavam os demais gêneros alimentícios (FREYRE, 1966). E, como afirma Câmara Cascudo, “o açúcar provoca o doce” (CASCUDO, 1983, p. 648).
Os doces brasileiros tem uma característica acentuada na concentração de açúcar talvez sua marca mais ativa.
Outro fator que devo citar é que as frutas brasileiras possuíam um gosto fortemente acre, azedo, áspero, picante, “esquisitamente tropical”. Segundo Freyre (1997), os colonizadores só conseguiam comer estas frutas quando acrescidas de açúcar ou mel. Cascudo (1967 e 1983) afirma que estas mesmas frutas se tornaram mais doces com o advento da agricultura, podendo ser consumidas com apreço.

Com a chegada da família Real os tradicionais doces feitos a partir de gemas de ovos e e amêndoas, produtos de alto valor financeiro, foram sendo substituídos de forma gradativa pelo coco,  em função do preço e da facilidade em encontrar o produto. 

Com uma bela cor amarela, constitui-se de um doce cremoso, de sabor acentuado ao Coco e Gemas, temperado com alguns cravos que não permanecem ao final da preparação. 
Presta-se também à recheios e cobertura de Bolos e sobremesas.
Não existem maiores registros sobre a receita da Baba de Moça, além claro, das compilações de cadernos de donas de casa, às negras de cozinha e aos pretos doceiros. Sua origem é patriarcal e seu preparo era levado muito a sério pela família nas casas-grandes e sobrados do Nordeste. As escravas que tinham fama de exímias doceiras eram “emprestadas” para festas em engenhos, vilas e fazendas. 

Receita Baba de Moça 

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
3 cravos
1 xícara de leite de coco
6 gemas


Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o açúcar, o cravo e a água e, em fogo alto e mexendo sempre, deixe o açúcar se dissolver.
Pare de mexer e deixe cozinhar até formar uma calda em ponto de bala mole. Tire do fogo, acrescente o leite de coco, misture bem e deixe esfriar. 
Reserve, passe as gemas por uma peneira e acrescente à mistura de açúcar já fria.Em fogo brando, cozinhe, mexendo sempre, até engrossar, sem deixar ferver, que é para não talhar as gemas.
Tire do fogo, deixe esfriar, coloque em uma molheira e leve à mesa.
Dica Para saber se a calda já atingiu o ponto de bala mole, coloque um pouco da calda num pires com água e modele com os dedos. Se formar uma balinha macia e maleável, está no ponto certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário