segunda-feira, 1 de junho de 2015

Tradição em Pães de Queijo Mineiro.

A Chef Elzinha Nunes proprietária dos Restaurantes Dona Lucinha, acaba de  lançar sua marca de Pães de Queijo Mineiro.
Familiarizada com o universo gastronômico e depois do sucesso na feira literária de Paris, ela lançou sua marca de Pãezinhos. 
O Restaurante Dona Lucinha é tradicional endereço da Cozinha Mineira, leva o nome de sua fundadora, Maria Lúcia Clementino Nunes, de 83 anos, e é tocado pela filha dela, Elzinha Nunes.


Confira a receita de origem do pão de queijo:
INGREDIENTES:
1kg de goma
1/2kg de queijo meia cura ralado
1/2l de leite para escaldar
5 ovos
2 colheres de mesa de manteiga
1 colher (de sobremesa) de sal
Leite, o necessário, para o ponto

MODO DE PREPARO:
Em uma gamela, colocar a goma. À parte, ferver o leite, a manteiga, o sal e deitar sobre a goma para escaldá-la. Esfarinhar a massa com as pontas dos dedos, acrescentar os ovos e sovar muito bem. Aos poucos, pingar leite até achar o ponto de enrolar: então, acrescentar o queijo e misturar sem sovar. Untar as mãos e fazer bolas no tamanho que preferir, colocar em tabuleiro e levar ao forno já quente. Depois de crescer, a temperatura deve ser reduzida para que os pães de queijo possam secar e corar. De forma geral, são necessários cerca de vinte minutos para estar no ponto certo de comer.
Quanto à constante dúvida de que tipo de goma ou polvilho usar, doce ou azeda, pode-se fazer de qualquer uma delas ou misturá-las em partes iguais. Porém, parece ser mais comum a preferência pelo sabor do pão de queijo feito com a goma azeda. Pode-se também, dependendo exclusivamente do gosto, usar uma pitada de canela em pó na massa, o que a perfuma e lhe dá um sabor peculiar. 


Um comentário:

  1. Gente pelo amor, só tem preço, não tem gosto de nada, só comprei uma vexz

    ResponderExcluir