sábado, 6 de junho de 2015

Circulô no Pelô

Conhecer o Pelourinho, desde a sua origem até os dias atuais, nos traz para dentro da sua história. 

A cada semana uma descoberta, esta semana estivemos na Oxum Casa de Arte, uma galeria de arte, dedicada a obra do artista plastico Carybé.
Com acervo de gravuras, livros, peças de arte, decoração e antiguidades. 

No Pelourinho é possível deslumbrar-se com igrejas de beleza artística e simbólicas igrejas, famosas pela arquitetura colonial, tais como a Ordem Terceira de São Domingos, São Pedro dos Clérigos, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Ordem Terceira de São Francisco e a Igreja e Convento de São Francisco. 

Teatros, museus, galerias de arte, restaurantes, entre outros, enriquecem o ambiente, trazendo a arte de uns para perto de todos.
A atmosfera cosmopolita e a preservação da cultura popular, fazem deste um espaço único na cidade, e a cada semana estrei dando dicas interessantes sobre um dos bairros mais interessantes da Cidade do Salvador.

O turista não pode sair do Centro Histórico sem conhecer museus como o Museu da Cidade, Museu Tempostal, Museu de Gastronomia da Bahia, Solar Ferrão, Casa de Cinema da Bahia e Fundação Casa de Jorge Amado-criada para preservar e estimular o estudo das obras do romancista baiano. Lá é possível ver exposições de capas dos livros de Jorge traduzidos para vários idiomas e assistir a filmes

baseados nas obras do baiano, ao sabor de um bom café expresso.


Um belo Casarão totalmente recuperado abriga um acervo de gravuras, livros sobre a obra do autor e exemplares mais recentes como o "Iaba" recentemente lançado, "As Artes de

Carybé" em castellano, e o Impressões de Carybé nas suas viagens ao Benin(1969-1987) além de antiguidades, peças sacras e religiosas, ferramentas artísticas ligadas ao candomblé e o belo trabalho impresso em Bolsas,  Tecido e Canecas com desenhos do mestre.



 


Vale a pena uma visita:

Oxum Casa de Arte Pelourinho
Rua: Gregório de Matos n/18 TEL (71) 3321-0617

Nenhum comentário:

Postar um comentário